QUAL A MELHOR MANEIRA DE DIMINUIR A CORRUPÇÃO?

E se eu te disser que é através de mais democracia? E se eu te falar que a limpeza total da corrupção não é condição “sine qua non” para se ter mais democracia?

Existe restrição à liberdade de imprensa em uma democracia? Não, absolutamente não.
Existe corrupção em democracias? Sim, mas em menor escala.
Existe imprensa livre em autocracias? Não, absolutamente não.
Existe corrupção em autocracias sem liberdade de imprensa? Sim, em larga escala.

Estamos há algum tempo no Projeto Democracia trabalhando e estudando vários índices que possam medir a democracia de uma região. É um trabalho árduo onde ninguém ganha financeiramente nada com isso (o que para alguns amigos é um enigma). O fazemos porque achamos importante defender a democracia e para saciar uma curiosidade inerente à espécie humana. Buscamos fazer cruzamentos entre variáveis de fontes diferentes para buscar correlações interessantes e que não estejam muito claras, além de testar algumas hipóteses. Para isso trabalhamos com uma coleção de quase 20 índices de cerca de 200 países. Trabalhamos com índices como EIU Democracy Index da The Economist Intelligence Unit, com dados do V-Dem Institute da Universidade de Gotemburgo, da Freedom House, PNUD da ONU, Pew Research, Transparency International entre outros. 

Um desses cruzamentos (já feito no ano passado com dados anteriores) é este gráfico atualizado com 4 variáveis:

1) EIU Democracy Index da The Economist Intelligence Unit, que mede a democracia de um país, variando de 0,00 a 10,00;
2) Clasificação de regime da The Economist Intelligence Unit, que classifica um país dem Autoritário, Regime Híbrido, Democracia com Falhas e Democracia Plena, de acordo com o Índice de Democracia EIU;
3) Índice de Liberdade de Imprensa do Repórteres Sem Fronteiras, variando de 0,00 (mais livre) até 100,00 (menos livre) e,
4) Índice de Percepção de Corrupção da Transparência Internacional, variando de 1 (mais corrupto) a 100 (menos corrupto).

Nota-se que os países mais democráticos são aqueles onde a imprensa é mais livre e a percepção de corrupção é menor. Já nos mais autoritários, com regimes muito menos democráticos a imprensa é muito menos livre e a percepção de corrupção é alta em muitos casos. Há casos de autocracias onde a percepção é menor? Sem dúvida, mas não sem uma liberdade de imprensa menor. Pois então, se não existe uma imprensa que posso investigar livremente, quem pode garantir que não exista corrupção? Como a imprensa pode investigar denúncias de corrupção em um estado autocrático?

Corrupção sempre vai existir em maior ou menor grau já que a condição natural para que ela aconteça é que pessoas (pelo menos duas) entrem em acordo para obter uma vantagem em detrimento de todo restante das pessoas. Claro que isso precisa ser combatido sempre, mas através de investigação e da lei. O sentimento de purificação, purga, de punição a qualquer custo, de limpeza “se limpando nos outros” é nefasto para a democracia. Isso só diminui os níveis de democracia e pode fazer o efeito inverso, ou seja, gerar mais corrupção. Para o combate à corrupção existem as leis. Para se combater a corrupção é preciso – além das leis e investigação – ainda muito mais liberdade de imprensa e mais democracia. Sem elas não há possibilidade de combate à corrupção. Quando vemos na última pesquisa Datafolha 22% dos entrevistados dizerem que “Tanto faz se é uma democracia ou uma ditadura” e 14 meses antes esse número era de 13%, chega a assustar o caminho que estamos trilhando.

Veja o gráfico e responda: 
a) Qual a tendência da LIBERDADE DE IMPRENSA quando vamos dos países mais autoritários para os mais democráticos? Aumenta ou diminui? 
b) Qual a tendência da PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO quando vamos dos países mais autoritários para os mais democráticos? Aumenta ou diminui?

Eis aqui os dados do Brasil: 
1) EIU Democracy Index 2018: 6,97;
2) Classificação EIU de regime: Democracia com falhas;
3) Índice de Liberdade de Imprensa: 32,79
4) Índice de Percepção de Corrupção: 35

Esses são dados de 2018, antes do atual governo. A pressão feita sobre a imprensa em 2019 inevitavelmente irá se refletir numa piora no Índice de Liberdade de Imprensa onde hoje já ocupamos o posto de 105º em 180 países.

Concluindo: Não existe democracia sem imprensa livre e não existe combate à corrupção sem imprensa livre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: