POR QUE AUTOCRACIAS TEM CONTROLADO MELHOR O COVID-19? OU NÃO?

Por que países autocráticos tem um resultado melhor no combate à pandemia do Covid-19? Por que países com níveis mais altos de democracia tem uma taxa de óbitos por milhão de habitantes tão maior que países autocráticos? O que há de ruim nas democracias?

Juntei alguns dados em um gráfico para avaliar se existiria uma correlação entre democracia e mortes por Covid-19. No início parecia bobagem, mas quando o gráfico estava montado surgiu para mim uma constatação intrigante. A de que possivelmente as democracias estão falhando no controle da pandemia. Se sim, quais os motivos?

https://public.tableau.com/profile/renato.cecchettini?fbclid=IwAR1eYTBvMc3Wt53JfgbXcbBWsw3Z0wiv-jDkMJtctHmiR0dbs4_VjrD6H4E#!/vizhome/DemocraciavsCovid-19/DemocraciabitosCasos

Investigando um pouco e passados já mais de 4 meses desde os primeiros casos de Wuhan na China, podemos eliminar algumas hipóteses. Podemos concordar que até agora não existe vacina, remédio ou terapia eficaz contra o vírus que se espalhou a partir daquela cidade chinesa. Portanto, não seria uma vacina secreta, um remédio secreto ou uma terapia secreta destes países que está trazendo melhor resultado para países autoritários. 

Apenas para deixar claro, o que estou analisando aqui são apenas os números reportados sobre o Covid-19 e não a doença causada por ele. A subnotificação ocorre em todos os países, porém por razões diferentes.

Vou enumerar algumas razões que talvez justificariam um controle maior da pandemia nas ditaduras: Maior controle sobre a movimentação de pessoas, restrições de movimentação e confinamento das pessoas contaminadas. Afinal de contas, os governos autoritários tem maior poder de controle sobre a interação de sua população. A tutela sobre o comportamento social é marcante, por exemplo na China, onde câmeras de vigilância, softwares de identificação facial e aplicativos de celular rastreiam todos os movimentos de cada cidadão. Situação essa que não acontece em democracias estabelecidas, onde as liberdades civis são muito maiores. Isso faz com que nas democracias, sendo o isolamento e o distanciamento a única solução para diminuição do cantágio, as pessoas decidam por sua própria escolha – quando possível – se distanciarem.

Uma outra hipótese é que quanto mais democrático é um país maior é a liberdade de imprensa e se torna muito mais difícil esconder da população a verdade sobre os fatos, mesmo sabendo da subnotificação. O princípio de transparência e os controles exercidos por várias instituições democráticas impedem um mascaramento do problema. Mesmo estimando as subnotificações. 

Há pontos fora da curva. Nos países democráticos com poucas mortes, como na Nova Zelândia que se fechou no momento certo e sendo uma ilha com população de menos de 5 milhões de habitantes (1/4 da Grande São Paulo) se conseguiu controlar melhor a pandemia. Assim como também existem países autoritários com muitas mortes, como o Irã que teve o início do contágio logo depois da China e possivelmente possa ter divulgado seus óbitos reais como forma inclusive de pressionar pela derrubada das sanções comerciais impostas pela Europa e Estados Unidos. Temos também valores de óbitos por milhão de habitantes no meio do gráfico (EIU Democracy Index entre 4,0 e 7,0) não tão distantes. 

O que vemos nestes gráficos em regra geral é que países autoritários dão a impressão de controle da pandemia enquanto os mais democráticos se perderam num pico que levou hospitais ao colapso. Qual o “segredo” das autocracias? 

Uma outra hipótese é uma possível profilaxia dos indicadores, não notificando ou não investigando as verdadeiras causas dos óbitos. Como não existe imprensa livre para pressionar os governos à transparência, instituições de pesquisa de saúde pública que sejam livres para reportar ameaças à saúde da população e outras instituições democráticas os números tenderiam a se perder na burocracia e ficarem menores.

Talvez nunca saibamos qual a hipótese é verdadeira dnetre estas ou outras que podem surgir. Mas penso que de qualquer forma é preferível um governo democrático que conta seus mortos e fala a verdade para a população do que um governo autocrático que mente sobre o controle sanitário com finalidade de controle, o que coloca a população ainda mais em risco. E por consequência dessa preferência chego a um entendimento de que a democracia é uma invenção humana e humanizante. Autocracias são o oposto disso. 

E você o que acha destes gráficos?

Dados dos gráficos:
– Eixo x (linear): EIU Democracy Index 2019 da EIU, variando de 1,00 a 10,00. Quanto maior mais democrático;
– Eixo y (logarítmico): Óbitos por Covid-19 por milhão de habitantes em 29/04/2020, obtido do Our World in Data; 
– Cores: Classificação de regime do EIU Democracy Index. Regime Autoritário, Regime Híbrido, Democracia com Falhas e Democracia Plena;
– Tamanho das bolhas:
primeiro gráfico: Casos de Covid-19 por milhão de habitantes do Our World in Data;
segundo gráfico: Índice de Liberdade de Imprensa 2020 do Repórteres sem Fronteira. Quanto menor, mais liberdade de imprensa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: